3 ativos clareadores mais seguros que a hidroquinona
- Raphael Boa
- 27 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai. de 2018

A Hidroquinona já vem sendo vista como uma das opções de clareamento cutâneo que menos vale a pena, devido a toxicidade e ao efeito rebote causado pelos resíduos da substância que permanecem na pele por algum tempo, manchando-a novamente quando entra em contato com o sol por exposição contínua.
Apresento a vocês três opções eficazes e seguras para clarear a pele com resultados surpreendentes.
Vitamina C
Antioxidantes são capazes de inibir as etapas de oxidação para a formação da melanina, promovendo clareamento cutâneo. Alguns estudos mostram que a vitamina C pode ser uma alternativa à hidroquinona e com efeito semelhante e eventos adversos menos frequentes após o uso da vitamina C. Seu clareamento é um pouco mais lento, porem a eficacia é a mesma e a segurança é superior.
Ácido Elágico
Uma formulação tópica contendo 0,5% de ácido elágico e 0,1% de ácido salicílico pode ser comparada à um produto contendo 4% de hidroquinona. O ácido elágico e ácido salicílico apresentam eficácia semelhante à hidroquinona pelas avaliações de classificação clínica, medida física do tamanho da mancha usando análise de imagem e análise de resposta a questionários, sendo também uma opção mais segura.
Niacinamida
A niacinamida é considerada um clareador potente que também apresenta eficacia comparável à hidroquinona no clareamento da pele. Estudos mostram que a niacinamida a 4% é tão eficaz no clareamento das manchas quanto a hidroquinona a 4%, sem diferenças estatísticas nas medidas colorimétricas. Além disso, a niacinamida reduz o infiltrado inflamatório cutâneo e a elastose solar, e apresenta menor incidência de efeitos adversos quando comparada com a hidroquinona. Os resultados são visivelmente significativos após 8 semanas de uso, reduzindo as manchas em mais de 70% e deixando a pele mais uniforme.
Comentarios